quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Vovô Mandela

Nem preciso dizer o quanto admiro Nelson Mandela (já escrevi sobre ele no Leio Enleio e aqui também). Ele é, para mim, uma grande fonte de inspiração e, para minha alegria, ele também alimenta a vontade de ter um mundo melhor de muita gente. Em 2018, comemora-se o centenário deste homem tão impressionante e não param de aparecer livros que falam sobre seu legado contra o Apartheid, reforçando a ideia de “para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”.

A última obra que encontrei foi Vovô Mandela. Já tinha lido alguma coisa sobre ele e é, de fato, uma obra bem interessante para ser lido para crianças. A narrativa é feita por Zindzi, uma das filhas de Nelson Mandela com Winnie Mandela. Ela conta para seus netos, Zazi e Ziwelene, a história dos pais. A autoria é dela e dos netos e a ilustração ficou por conta de Sean Qualls. No livro fala-se também do Ubuntu, que é uma forma de olhar para o mundo que acredita que “eu sou porque todos somos”. Também descobri que existe uma organização chamada Mandela Legacyque contribui com seus recursos e capacidade para ajudar o cliente a estabelecer uma Identidade Corporativa ativa que lhes permita criar empreendimentos sustentáveis ​​onde possam direcionar esse valor para suas diversas iniciativas sociais” e em seus programas inclui “desenvolvimento de negócios humanitários, publicação, relações públicas / marketing social e caridade”.

Aqui em casa, cada vez que esse livro é lido, gera um monte de discussão sobre temas sociais bem legais. A cada nova leitura uma pergunta diferente aparece, uma nova constatação surge. Já aconteceu de eu não conseguir terminar de ler uma página e uma observação ser apresentada (isso acontece mesmo havendo um acordo de que é necessário terminar a leitura de pelo menos uma página).

Acho que, assim, estamos plantando sementinhas de paz e respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar de amizade

Uma capa muito simples mostra dois pequenos pinguins. O título pode ser um índice de que algo ruim vai acontecer. Mas é só abrir o livro Ape...