quinta-feira, 20 de setembro de 2018

5 livros para crianças que estão começando a ler

Eu adoro ler para os meus filhos. Leio de tudo: livro grande, pequeno, com rima ou sem, livro ‘teórico’ ou ficção. Mas eu sei que uma criança, quando começa a juntar as primeiras letrinhas vai devagar, precisa de tempo e de livros adequados para esta fase.

A fase de alfabetização é emocionante (aliás vê-los crescendo é emocionante). Aqui em casa, um deles já passou por essa fase e agora o outro está começando. Então tivemos que dar uma renovada nas obras dedicadas a esse período tão lindo e cheio de descobertas. Então, para quem procura sugestões para mostrar como ler é para lá de divertido, seguem cinco dicas que fazem o maior sucesso aqui em casa.

1. O ovo ou a galinha? - Escrito por Gustavo Rosa, Maria Cristina Raposo de Mello e Milton Célio de Oliveira Filho essa obra é pura diversão. Os textos de cada página são curtos, com rimas muito divertidas e lindamente ilustrados (em 2012 venceu o prêmio Jabuti na categoria melhor ilustração).  As letras são grandes (importante para a fase de alfabetização) e as palavras são relativamente fáceis.

2. O peru de peruca - Obra escrita por Sonia Junqueira (uma das autoras mais lidas aqui em casa) é parte de uma coleção muito interessante da editora Ática, chamada Estrelinha. Os livros que na capa trazem uma estrelinha são para crianças que estão começando a ler e é o caso deste livro. Esta leitura também vai gerar muito riso, porque o peru acaba sendo confundido com um monstro pelos outros animais, por conta de uma peruca. Também tem letras grandes e textos curtos.

3. Cabe na mala - Esse é outro livro que faz parte de uma coleção para quem está iniciando no mundo das letras. Dessa vez a coleção se chama Mico Maneco e foi publicada pela editora Salamandra. O livro Cabe na mala é do Mico Maneco I, ou seja, para aqueles que estão começando a alfabetização. Ana Maria Machado (outra das mais pedidas aqui em casa) mostra, de maneira simples, quantas coisas podem caber na mala de uma vaca e de um cavalo (se organizar direitinho cabe muita coisa). As ilustrações do Claudius Ceccon dão muita cor ao texto. Uma obra deliciosa de ler. Foi o primeiro livro que meu caçula leu. Ele adorou e, claro, que leu mais algumas vezes, e nós também lemos para ele.

4. A boca do sapo - que bicho tem a boca maior? Essa é a pergunta que guia essa história escrita por Mary França e ilustrada por Eliardo França. Com ela dá para falar sobre formas, tamanho e também sobre diferença (pelo menos aqui em casa foi possível). É parte da coleção Gato e Rato (editora Ática) destinada a crianças não alfabetizadas ou em fase de alfabetização.

5. Coleção agora já consigo ler - publicada pela editora Todo Livrinho traz em cada exemplar vários textos. O que temos aqui em casa é de Histórias de ninar e é muito fofo. Cada historinha tem cerca de seis páginas com letras grandes e bem divertidas. No final do texto tem uma lista de palavras para serem lidas novamente e outra com imagens e palavras que estavam na história, o que é uma ótima oportunidade para voltar lá na página em que a figura está e conversar sobre a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar de amizade

Uma capa muito simples mostra dois pequenos pinguins. O título pode ser um índice de que algo ruim vai acontecer. Mas é só abrir o livro Ape...