quinta-feira, 14 de junho de 2018

11 dicas para incentivar as crianças a lerem (e os adultos também)

Já li muito sobre leitura na infância. Já escutei muita gente falar sobre isso. E sempre que posso, paro mais uma vez. Porque sempre é bom escutar novamente e, se me interesso por isso, há grandes chances de eu aprender mais uma coisinha sobre o tema. Então, aliando o que estudei, com a experiência aqui em casa, fiz uma pequena lista com dicas para formar leitores.


1. Seja leitor: Essa é aquela dica que tem em toda lista. É uma unanimidade. Deixe que a criança te veja lendo e tenha os seus livros por perto. Crianças aprendem com o que a gente fala, mas se falamos e mostramos, o exemplo vai ser valioso. Afinal, se a pessoa que admiramos, nos mostra que é legal ler, então é porque deve ser legal.

2.Conte histórias para a criança: Compartilhar esse momento é muito legal. Pode ser em um livro, mas também, “de cabeça”, como dizem os meus filhos. Essa última é aquela história que pode ser inventada. Quando eu e as minhas irmãs éramos pequenas inventei uma, elas contaram para os meus filhos e eu, vira e mexe, tenho que recontar. Mas também pode ser uma lembrança de um livro que você ouvia quando era criança. Fiz muito isso com Menina bonita do laço de fita e foi incrível: quando os meninos viram na biblioteca e na livraria, nem precisei ler o título, eles reconheceram e, ainda é uma das que eles mais me pedem.

3. Sugira livros: Sentar junto com a criança perto de uma prateleira de livros é encantador. Você pode folhear (quando eles estiverem fora do plástico e sempre com muito carinho) contar um trecho e sugerir. Você também pode sugerir um que você já conhece, ou de um autor conhecido. As possibilidades são infinitas e, é claro, que em alguns momentos você vai ter que vender muito bem a obra e, em outras, vai levar, mesmo que tenha sido voto vencido. Nestes casos, negociar é sempre uma boa.

4.Não diga que livro não é presente: Assim como um brinquedo, ao abrir um livro é possível entrar em um mundo fantástico. Gostar de livros, às vezes, nos impede de ver que isso existe. A primeira vez que vi isso sendo dito para uma criança, foi na véspera do dia das crianças, em frente a uma livraria que tinha na vitrine livros L-I-N-D-O-S. A criança tinha uns 8 anos e disse que queria um livro naquela data que se aproximava e o pai disse não. Sempre que posso, presenteio com livros.

5.Frequente bibliotecas, livrarias e sebos com a criança: existem espaços lindos para adultos e crianças que convidam a sentar e se deliciar com cores, cheiros e texturas. Explorar esses lugares é uma ótima oportunidade de conhecer obras belíssimas. Mas lembre-se, levando os livros para casa ou não, trate com carinho os livros.

6. Tem contação de história por onde estão passando? Pare, escute e aproveite.

7. Deixe os livros por perto: Se você tem livros em casa, especialmente os infantis, deixe em lugares em que a criança possa alcançar. Com isso, além de estimular as crianças a lerem as imagens e os textos é uma ótima oportunidade de mostrar como cuidar dos livros.  

8. Não tem problema misturar livro infantil e brinquedo: A criança, mesmo não alfabetizada, conta as histórias para os brinquedos, usa os brinquedos para encenar as histórias e, aí, a magia se faz.

9. Converse sobre o livro: Perguntar sobre os personagens e o enredo, saber o que seu filho achou do que foi lido é muito legal. Além de conhecer o que seu filho pensa sobre vários assuntos fortalecendo o vínculo afetivo com os pequenos você estimula a capacidade de síntese. Foi dessas conversas que surgiu a ideia de criar este blog.

10. Tenha um dicionário por perto: pode ser virtual, claro. Eu tenho os físicos e tenho também dicionário infantil que, vira e mexe, consultamos. Isso ajuda a desmistificar aquela ideia de que livro com palavras difíceis são chatos e enriquecem o vocabulário de adultos e crianças.

11. Repita a história quantas vezes for necessário: eu sei que às vezes é cansativo isso e que parece que não há mais nenhuma surpresa na repetição, mas os pequenos adoram. Então repita, repita, repita sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar de amizade

Uma capa muito simples mostra dois pequenos pinguins. O título pode ser um índice de que algo ruim vai acontecer. Mas é só abrir o livro Ape...