quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Quem manda aqui?

Já percebeu que em todos os lugares sempre tem alguém que manda e alguém que obedece? Dá uma olhada nos livros infantis, nos filmes direcionados para as crianças... Agora amplia isso para o mundo adulto… As relações de poder estão em toda parte, na nossa vida, desde pequenos. O livro “Quem manda aqui?” fala sobre política para crianças, de André Rodrigues, Larissa Ribeiro, Paula Desgualdo e Pedro Markun. O livro fala, justamente, dessas relações de poder que existem no nosso cotidiano.

Publicado pela Companhia das Letrinhas é fruto de um trabalho colaborativo. Primeiro, a produção foi apoiada por financiamento coletivo por meio da plataforma Catarse. Além disso, temas, imagens e todo o conteúdo do livro foram inspiradas em oficinas com crianças entre três e dez anos, de São Paulo e Ouro Preto. Segundo os autores o livro “não pretende dar respostas, mas convidá-la [a criança] a pensar. Queremos levar o assunto para dentro de casa e para a sala de aula. Para que, juntas, crianças e adultos possam questionar as coisas como são e refletir sobre como elas poderiam ser”.

Em cada página do livro há o questionamento sobre as formas de governar e tomar decisões: por que um rei é rei? O que é escravidão? e por aí vai… Não há um personagem único, são vários ao longo da história. Aqui em casa, a primeira vez que contamos, fomos parando. Porque em cada página havia uma pergunta a mais, uma busca por parte das crianças de entender porque certas coisas (como a escravidão) existiam. Na segunda vez, foi mais tranquilo. Primeiro, lemos tudo para depois conversar. No livro não há a indicação etária. Aqui em casa eles eram pequenos quando o livro chegou (o mais velho tinha uns sete e o mais novo perto dos quatro).

Ah, além da versão impressa há uma versão on-line gratuita disponível para download .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar de amizade

Uma capa muito simples mostra dois pequenos pinguins. O título pode ser um índice de que algo ruim vai acontecer. Mas é só abrir o livro Ape...