sexta-feira, 1 de junho de 2018

Filosofia para crianças e adultos

Muitas vezes, dizemos que as crianças fazem perguntas filosóficas. Vários adultos também fazem, mas o fato é que à medida que o tempo passa, vamos deixando de fazer aquelas perguntas que parecem não ter resposta, que nos fazem refletir.

Dizer que uma pessoa está filosofando, por vezes, também pode parecer pejorativo, como algo ruim que não vai levar a lugar nenhum. Algumas dessas questões filosóficas podem ter um caminho indicado em livros infantis para lá de interessantes. Já falei de um livro de Jostein Gaarder aqui no blog. Agora apresento mais três sugestões muito legais!

1. Por que você me ama? (Oscar Brnifier/ ilustrações de Delphine Durand. Com tradução de Josca Ailine Baroukh. Publicado pela Panda Books): Da série Pequenos Filósofos. Conta a história de Felipe, um menino que adora fazer perguntas que nem sempre são fáceis de responder. Ele e seu ursinho Zof procuram entre os familiares, e na natureza, a resposta para a pergunta do título. O autor é doutor em filosofia e promove oficinas de filosofia para adultos e crianças além de ser um dos autores do relatório da Unesco sobre filosofia no mundo. A ilustradora é francesa e trabalha no mercado editorial e publicitário. A tradutora é psicóloga e professora e vê, na literatura, um belo canal de comunicação com as crianças.


2. Filosofia para Crianças (Publifolhinha): é uma bela introdução à filosofia. Começa com uma explicação sobre o que é filosofia (e já no sumário tem uma frase de Ludwig Wittgenstein “A filosofia não é uma teoria, mas uma atividade”.). E vai apresentando os filósofos e escolas filosóficas, a partir de perguntas que a própria filosofia faz (o mundo é real? O que eu sou?). Apesar de ter uma diagramação bem dinâmica, tem bastante texto, então as crianças já devem estar alfabetizadas para lerem sozinhas ou você pode escolher compartilhar a leitura (como fizemos aqui em casa). Um pouquinho por vez abrindo a possibilidade de discussão e pesquisa. Garanto que não vai se arrepender.

3. Coleção Filosofinhos (Tomo Editorial / Leiturinha): Essa coleção recebemos inteira, pois compramos no site Leiturinha e, aí, ficou difícil falar só de um livro. Ela é composta por oito volumes que apresentam um filósofo por vez (são oito filósofos). Conta um pouquinho da história de cada um e suas principais inquietações. Tem desde os clássicos até os mais modernos. São quatro autores (Maria de Nazareth Agra Hassen, Celso Gutfreind, Pascal Reuillard e Cauê Borges) e um ilustrador (Francisco Juska Filho). No final de cada obra tem uma seção Saiba Mais com sugestão de obras dos autores e um espaço Para gente grande conhecer. Os textos são curtos, então crianças que estão aprendendo a ler, conseguem (talvez precisem de um pouquinho de ajuda). Ah, outra coisa: é bilíngue. O texto vem em português e francês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar de amizade

Uma capa muito simples mostra dois pequenos pinguins. O título pode ser um índice de que algo ruim vai acontecer. Mas é só abrir o livro Ape...