quinta-feira, 17 de maio de 2018

Ei, tem alguém aí?

O nome é sugestivo, inquietante. Especialmente porque a capa traz um menino sozinho, olhando para o céu. Só isso já me fez parar na frente do livro. O autor, Jostein Gaarder é o mesmo autor de O mundo de Sofia (que eu estou louca para ler novamente) e O dia do curinga (que também super recomendo). Então já eram dois pontos que eu estava levando em consideração para tirar o livro da prateleira da livraria e colocar na prateleira da minha casa. Na sinopse, atrás do livro, dizia que se tratavam de dois personagens: Joakim e Mika. O primeiro um menino de 8 anos que encontra Mika e não acredita no que vê: “eles são muito diferentes, mas são muito parecidos”. Os dois passam 24 horas juntos e essa convivência pode ou não ser um sonho. Adorei a descrição: comprei e comecei a ler... a cada pausa que eu dava eu falava para os meninos: vocês têm que ler esse livro, é fascinante!

Ei, tem alguém aí?, foi  publicado pela Companhia das Letrinhas, é dividido em 8 capítulos e é uma espécie de carta que Joakim está escrevendo sobre o dia em que seu irmão chegou e tudo que ele descobriu nestas 24 horas. Uma das coisas que achei muito legal foi a importância que Mika deu a pergunta. Isso, a pergunta, aquela que tantas vezes é ignorada ou desprezada. Aqui em casa sempre tentamos responder a todas as perguntas com a maior sinceridade possível, mesmo que seja “não sei, vamos procurar”. Poucas vezes os meninos escutaram “pare de perguntar”. Nem sempre é fácil responder tudo e já tive vontade de impedir que mais perguntas viessem mas sempre instigar perguntas é possibilitar a descoberta e hoje pode ser um simples “por que está chovendo?”mas amanhã pode ser uma pergunta revolucionária. Pois bem, a ideia do que é pergunta dada por Mika é tão legal que eu aproveitei para fazer umas perguntinhas que ficaram dentro do livro e que serão respondidas pelo próximo leitor aqui de casa que, eu espero, faça novas perguntas para aquele que o suceder.

Mas o que afinal Mika disse? “A resposta é sempre um trecho do caminho que está atrás de você.  Só uma pergunta pode apontar o caminho para frente” (p. 28). Por que ele disse isso? Aí recomendo a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar de amizade

Uma capa muito simples mostra dois pequenos pinguins. O título pode ser um índice de que algo ruim vai acontecer. Mas é só abrir o livro Ape...