sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Jorge Amado para pequenos

Se estivesse vivo Jorge Amado completaria hoje 106 anos. Ele nasceu em 10 de agosto de 1912, em Itabuna, na Bahia. Durante muito tempo foi o autor brasileiro mais traduzido no mundo. Já li vários de seus livros. Mas foi em 2009 que descobri que ele também se dedicou a escrever obras para as crianças. Vou falar aqui de dois deles (já tratei sobre eles no blog Leio Enleio. Aliás, o texto que segue foi adaptado de lá.).

O primeiro é O gato Malhado e a andorinha Sinhá(Companhia das Letrinhas), de Jorge Amado. No posfácio da obra Tatiana Belinky deixa claro para quem é o livro: “para crianças excepcionalmente inteligentes de todas as idades”. O livro foi escrito para o seu filho, João Jorge, quando este tinha um ano de idade e o autor baiano não queria que fosse publicado. O pequeno encontrou os escritos do pai anos mais tarde. Organizou e pediu para o artista plástico e amigo da família Carybé ilustrar. Trata de um amor impossível, qu
ase um Romeu e Julieta dos bichos e no meio disso tudo fala de amor, preconceito, respeito as diferenças e educação. Como todo livro infantil de maneira muito fantasiosa. Ainda não consegui ler todo esse livro para os pequenos mas aos poucos chegamos lá.

A segunda obra chama-se A bola e o goleiro(Companhia das Letrinhas). As crianças aqui já escutaram algumas vezes. Este é mais um caso de amor impossível: a bola se apaixona pelo goleiro e vice-versa. Ele é divertido e envolvente.

Muito provavelmente foi a paixão pelo futebol que fez Jorge Amado escrever um texto tão legal sobre o amor entre a bola Fura-Redes e o goleiro Cerca-Frango. Ah, os desenhos são de Kiko Farkas e são muito legais e divertidos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar de amizade

Uma capa muito simples mostra dois pequenos pinguins. O título pode ser um índice de que algo ruim vai acontecer. Mas é só abrir o livro Ape...