domingo, 6 de maio de 2018

Diário de um Nerd

“Phil, o Nerd, é um garoto muito inteligente que adora estar com os amigos” e está se preparando, junto com sua equipe, para as Olimpíadas de Matemática e Ciências. Isso é, mais ou menos, o que está escrito na contracapa do livro “Diário de um Nerd: a história de um menino muito especial que acredita (demais!) em fantasia”, de Philip Osbourne. Isso me interessou e interessou a criançada por aqui, que ficou super empolgada quando viu as ilustrações da capa e do miolo também. Fiquei meio cismada quando li o prefácio, de Pedro Duarte, editor chefe do Jovem Nerd, uma cisma que me motivou um pouco mais a também ler essa obra com meu primogênito. No caso desse livro especificamente ele lia um pouco, eu o alcançava e, assim, fomos até o final.



Primeira pergunta de todas: o que é nerd? Foi bom responder a essa pergunta. Muita gente me ensinou esse conceito e, acho que aprendi direitinho, afinal consegui responder. E aí, eu percebi que queria aprender um pouco sobre personagens que eu não conhecia e que se tornaram parte das nossas conversas. Eu queria explicar quem eram outros que eu conhecia e, assim, relembrá-los. E eu queria entender a confusão em que Phil ia entrar e que Pedro Duarte tinha avisado no prefácio. Havia uma lição que o personagem do livro ia aprender e que só aprendemos quando erramos.

E foi isso mesmo que aconteceu. Mas também lembrei como é gostoso compartilhar boas gargalhadas. Outra coisa: foi bom conversar com ele sobre tudo aquilo que nos aparecia em cada página. Aumentamos nosso vocabulário, pesquisamos na internet e no dicionário. Às vezes, meu filho ficava um pouco angustiado e conversar sobre sentimentos entrou na pauta. Foi uma boa experiência.

Ah, o livro é bem ilustrado, mas também tem bastante texto (e eu não acho isso um problema, é apenas uma informação). Traz temas como namoro, amizade e mentira. A classificação é infanto-juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar de amizade

Uma capa muito simples mostra dois pequenos pinguins. O título pode ser um índice de que algo ruim vai acontecer. Mas é só abrir o livro Ape...