quinta-feira, 17 de maio de 2018

3 livros infantis para falar de arte



Desenhar, pintar, recortar, colar e moldar são atividades que acontecem com muita frequência durante a infância e que preparam a criança para atividades que vão acontecer mais tarde, como escrever, por exemplo. Mas uma coisa que sempre me chamou a atenção é que, a medida que vamos ficando mais velhos, essas atividades parecem que vão sendo deixadas de lado e muita gente deixa de fazer tudo isso porque acha que é brincadeira de criança e não serve para nada. Ir a museus e exposições também nem sempre é fácil, especialmente em cidades como a minha em que existem poucos museus e exposições artísticas são raras. Com isso o nosso conhecimento sobre arte vai ficando de lado. O que é uma grande perda pois a arte nos ajuda a ser mais criativos, mais críticos e sensíveis.

Uma boa oportunidade para colocar as crianças em contato com  a arte é pela leitura. Existem livros infantis ótimos que apresentam histórias fantásticas sobre obras e artistas. Vale conferir. As três que serão apresentadas fizeram sucesso por aqui.

1) Alfabarte: escrito Anne Guéry e Olivier Dussutour e publicado pela Companhia das Letrinhas esse livro desafia crianças e adultos a encontrarem as letras do alfabeto em obras de arte. É lindo! Ideal para crianças nas primeiras fases da alfabetiz
ação. Eu garanto é diversão na certa.






2) O menino que mordeu Picasso: Antony Penrose conta parte da trajetória de Picasso a partir de suas memórias de infância. Traz fotos e obras de Picasso. Foi muito legal ler com as ciranças! Foi pubicado pela Editora Cosac Naify.







3) Arte para crianças: faz parte de uma coleção da Publifolhinha que também tem livro sobre Filosofia, Dança etc. Apresenta movimentos artísticos, artistas e obras belíssimas. Diferente das outras duas não dá para ler tudo de uma vez com as crianças mas essa leitura mais calma vale a pena pelas perguntas que surgem e a surpresa a cada descoberta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar de amizade

Uma capa muito simples mostra dois pequenos pinguins. O título pode ser um índice de que algo ruim vai acontecer. Mas é só abrir o livro Ape...