sexta-feira, 27 de abril de 2018

O Livro sem figuras



Professores de alunos mais velhos, pelo menos uma vez na vida, escutaram, depois de apresentar um livro, a seguinte pergunta: tem figura? Também vamos confessar que, poucas pessoas não falaram alguma vez (uma única que seja) a tal frase. De fato, somos apresentados aos livros sempre muito coloridos, com figuras que, muitas vezes, podem levar a outras histórias. Eu sei, também, que livro infantil, especialmente os destinados às crianças menores, costumam ter mais figuras, pois é um elemento lúdico para chamar a atenção, permitindo, assim, a compreensão da história que será contada.

Mas chega uma época em que as figuras diminuem e os textos crescem e, como em um passe de mágica, num belo dia, as figuras somem. Acho que foi isso que me chamou a atenção nesse livro: ele não tem figuras, mas tirou (e tira) muitas gargalhadas das crianças aqui em casa.

Ele chegou por aqui faz uns três anos e, quando mostrei para os pequenos, ainda na livraria, eles me olharam com a mesma cara que já vi aluno fazendo quando o professor mostra um livro sem figuras e com as letras pequenas. Eu conheci seu conteúdo porque vi um vídeo em que o autor lia para as crianças (foi um crítico literário que falou dele na TV), então eu sabia que eles iam gostar. Mas eu nunca tinha lido ele e, isso, foi uma descoberta para nós três. A regra é: “a pessoa que está lendo é obrigada a dizer tudinho que está escrito”. Dito isso, começam a aparecer palavras e sons bem engraçados com letras e cores diferentes. Quem está escutando, ri e, quem está lendo, também. Não preciso nem dizer que este livro foi contado e recontado milhões de vezes aqui em casa e na escola. Eu contei várias, mas o divertido para as crianças é ver quem não conhece a história contar e, assim, mais gente lê, mais gente se diverte e mais gente percebe que “você pode até achar que um livro sem figuras não vai ter graça nenhuma”, mas talvez seja porque você ainda não se conectou com a obra.


LINDO!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar de amizade

Uma capa muito simples mostra dois pequenos pinguins. O título pode ser um índice de que algo ruim vai acontecer. Mas é só abrir o livro Ape...