domingo, 15 de abril de 2018

Leitura de férias: uma aventura com Pilar e Breno





Sempre li para os meus filhos. Eles ganharam livros antes mesmo de existirem. Desde que eles nasceram, a sessão infantil sempre foi visitada por mim.  Acontece que o mais velho cresceu e está se tornando um bom leitor. Quando isso começou a acontecer bateu certa insegurança, porque agora ele não precisaria mais de mim e eu não saberia mais o que ele estaria lendo, por quais mundos ele transitaria nessas experiências bibliográficas. Aí, um dia, vendo um programa de TV, escutei uma jornalista dizendo que ela lia boa parte dos livros que os filhos adolescentes liam e, assim, conseguia conversar sobre vários temas com eles. Achei o máximo! Então, quando os livros do primogênito começaram a ser maiores, a ponto de eu não conseguir mais dar aquela lida na livraria antes de levar, comecei a fazer isso. Minha primeira experiência foi com a série de livros ‘Diário de Pilar’ (Editora Pequena Zahar).

Quando topei com os seis livros na prateleira da livraria, meu filho estava começando a despertar o interesse pelos diários, algo que parecia brotar do nada e que me dava um pouco de medo quanto ao conteúdo (um dos motivos da minha insegurança e que me levou à leitura compartilhada). Então combinamos de ler juntos. Meu filho adorou a ideia e, hoje, me cobra a leitura dos outros.

São seis livros, escritos pela Flávia Lins e Silva (autora de quem gostamos muito, pois acompanhamos os Detetives do Prédio Azul - D.P.A – que passa no Gloob e também tem livro), e contam a história de uma menina, Pilar, muito aventureira, que adora conhecer o mundo e sofre, como diz a própria personagem, de “gulodices geográficas”. Pilar tem um mais que amigo, o Breno, e um gatinho, o Samba, que estão sempre com ela nas aventuras que começam com uma dúvida ou melhor uma busca, na maioria dos casos a busca por alguém (destaco aqui o pai e o avô), mas também tem a vontade de tocar berimbau ou aprender a escrever com códigos em seu diário. A partir disso, ela senta na rede mágica que ganhou do avô e viaja.

A tal rede já levou Pilar para a Grécia, Amazônia, Egito, Machu Picchu, África e China (esta é a ordem, mas aqui em casa lemos fora dela). Além de apresentar muitas coisas legais sobre todos esses lugares (tem muita história e geografia) Flávia também aborda temas que são difíceis de tratar como a morte e, também, assuntos que são fundamentais de serem abordados como diversidade religiosa, os arranjos familiares contemporâneos, meio ambiente....

Outra coisa muito legal são as ilustrações (LINDAS!) DA Joana Penna. Antes de ler cada um dos livros folheei todos para ver a ilustração e tentar adivinhar o que ia acontecer ( ☺). Além disso, outra passagem que chama a atenção é a apresentação da autora e da ilustradora: sempre faz uma referência ao país para o qual Pilar viaja.

Alguns dos seis livros conseguimos ler separados, mas juntos (eu lia 10 páginas e passava dele. Ele lia 15 e passava de mim). Mas nem todos (alguns terminei e ele nem tinha começado). O legal foi conversar sobre eles. Alguns assuntos renderam pesquisas e papos super legais. Eu adorei essa experiência e meu filho também. Hoje quando ele termina um já fala: “esse é o teu próximo”. O que abriu um caminho para eu indicar alguns livros também, que já estão na fila de espera dele.  Ah... e estamos esperando a próxima viagem da Pilar.


Saiba mais:

http://www.flavialinsesilva.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar de amizade

Uma capa muito simples mostra dois pequenos pinguins. O título pode ser um índice de que algo ruim vai acontecer. Mas é só abrir o livro Ape...