quarta-feira, 6 de junho de 2018

Livros para crianças reconhecerem as letras

 Quando uma criança está na fase de alfabetização, um dos momentos mais mágicos é quando as primeiras letras começam a ser identificadas. Todas as palavras que possuem aquela letra (a primeira normalmente é a que inicia o nome) geram curiosidade. Quantas palavras podemos escrever com a tal consoante ou a tal vogal? O que estas palavras significam? Se você quer dar aquela força nesse momento, tem livro que parece que foi feito para ele. Segue uma pequena listinha. Mas antes é bom lembrar: ler é sempre ótimo. Todos os livros são ótimos parceiros.

1. Coleção ABC… meus primeiros passos na leitura e na aprendizagem (Editorial Salvat): Foram os primeiros que chegaram aqui em casa. Cada livro tem uma letra condutora (o que tenho por aqui no momento é B de barracuda e foi escrita por Malgorzata Strzalkowska. Ao longo da história, as letras tema do livro vão sendo destacadas e, no final, elas aparecem novamente junto com uma imagem. A indicação é para crianças de 3 a 7 anos.

2. Encontro com as letras (V&R Editoras): Elena Luchetti produziu um material lindo (que conta com a ilustração de Huemula).Todas as letras do alfabeto são apresentadas com uma palavra que sai de uma história ou uma lenda já bem conhecida. Por exemplo: A letra é de Alice e o texto que acompanha esta letra é do livro Alice no país das maravilhas. A letra B é de botas e o texto tem origem em O gato de botas. Além de conhecer as letrinhas, é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco dos livros que são apresentados e despertar a curiosidade por eles.


3. O batalhão das letras (Companhia das Letrinhas): Adoro descobrir que um autor que sempre achei que só tinha obra adulta também se dirigiu ao público infantil e infanto-juvenil. É o caso dessa que já vale pelo autor: Mário Quintana. Com versos bem lindinhos, esse grande poeta vai apresentando o alfabeto todo. Foi a primeira obra de Mário Quintana para o público infantil e foi publicada em 1948. Além do alfabeto já dá para aprender um pouco de poesia.




4. Meu primeiro Larousse dicionário (Larousse Júnior): é um dicionário que traz o que um dicionário traz sempre: palavras na ordem alfabética com seus significados. É indicado especialmente para crianças nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Mas a experiência aqui de casa me mostrou que serve para crianças pequenas (quatro ou cinco anos) com a companhia de alguém que leia, claro, e grandes (na idade sugerida pela editora).  As pequenas reconhecem as letras, aumentam o vocabulário e aprendem os significados. As maiores fazem tudo isso também, além de aprender a importância de consultar um dicionário e de como fazer isso. Como é um dicionário, talvez seja melhor ler um pouquinho por vez. É um bom livro para ter sempre por perto. São cerca de mil palavras.





5. A menina do nome enfeitado (Rocco Pequenos Leitores): Este livro da jornalista Míriam Leitão apresenta a busca de Nathália por uma explicação: para que serve a letra H? Ao longo da história a menina que está na fase de alfabetização e sua tia Nininha vão encontrando respostas para a pergunta. As ilustrações foram caprichosamente feitas por Alexandre Rampazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar de amizade

Uma capa muito simples mostra dois pequenos pinguins. O título pode ser um índice de que algo ruim vai acontecer. Mas é só abrir o livro Ape...