sábado, 12 de maio de 2018

5 livros que ajudam a falar sobre medo com as crianças

Medo é um sentimento muito comum. Crianças e adultos sentem e, em certo grau, é salutar que sintam. Mas também é importante ajudar a criança a lidar com tal sentimento, para que não ultrapasse esse limite. O problema (e aí falo pela minha experiência) é que às vezes é difícil falar sobre isso. Aqui em casa os livros sempre ajudaram a tratar sobre muitas coisas, inclusive o medo. Então lá vai uma pequena sugestão de obras que trazem, no seu enredo, a temática do medo.

1) Chapeuzinho Amarelo (José Olympio Editora): Esse livro, Chico Buarque escreveu para sua filha Luísa. Conta a história de uma menina, Chapeuzinho Amarelo, que tinha muitos medos mas “de todos os medos que tinha, o medo mais que medonho era o medo do tal do LOBO”. Com rimas divertidas e simples, além da bela ilustração de Ziraldo, descobrimos como a menina faz para superar seus medos. Aqui em casa esse livro começou a ser lido quando as crianças tinham uns dois anos, mas já vi a obra sendo indicada para crianças maiores. Ah, foi nossa primeira experiência com a ação do Itau Cultural.



2) Papai! (Editora: Cosac Naify): Acordar no meio da noite e ver monstros ao seu lado. Quem nunca teve essa sensação? Nessa história Philippe Corentin (autor e ilustrador) conta a história de um menino e um monstrinho que têm medo um do outro. Como eles resolvem a situação? Só lendo para saber. Mas eu garanto que é uma leitura divertida. A tradução é de Cássia Silveira.







3) O Escuro (Companhia das Letrinhas): Luca e o Escuro moram na mesma casa. Durante o dia o Escuro fica escondido no porão e à noite ele toma conta da casa. Luca, certa noite, resolveu encontrar o Escuro em seu quarto. Esse encontro pode resolver muitos problemas. O texto é de Lemony Snicket e as ilustrações são de Jon Klassen.








4) O barulho fantasma (Editora Ática): Quem nunca se assustou com um barulho diferente e, por vezes, não ficou com medo de ir ver o que era? Esse livro conta a história de Mário, que escuta um som que se aproxima. Ele corre do barulho, mas o barulho continua chegando perto. O que era? Sonia Junqueira conta. As ilustrações são de Martin. A obra é recomendada para crianças recém-alfabetizadas. Esse livro faz parte da coleção Estrelinha (uma estrelinha é para crianças que estão começando a ler, duas para aquelas que dominam as sílabas e três para crianças recém-alfabetizadas).




5) Quando sinto medo (Ciranda Cultural): Nesse livro Trace Moroney apresenta reações que temos quando sentimos medo: coração dispara, corpo estremece… e situações em que sentimos medo: bichos, escuro etc. Aí vem a grande pergunta: o que podemos fazer para espantar esse medo? Esse livro faz parte de uma coleção que fala sobre sentimentos. Todos trazem, no fim, uma nota para os pais, que fala sobre o sentimento abordado na obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar de amizade

Uma capa muito simples mostra dois pequenos pinguins. O título pode ser um índice de que algo ruim vai acontecer. Mas é só abrir o livro Ape...